Como configurar a Solicitação de Monitoramento ATSLog?
¶ Você sabia?Rastreadora (rastreamento) Rastreadoras são empresas que utilizam equipamentos de rastreamento instalados nos veículos, cuja a principal função é localizar o veículo durante todo o seu percurso, a fim de inibir, prevenir e proteger o veículo contra roubos e furtos. As informações são coletadas e enviadas à uma central de rastreamento. Solicitação de Monitoramento (SM) A Solicitação de Monitoramento é o serviço de acompanhamento em tempo real da carga, motorista e do veículo, do início ao fim da operação. As informações são coletadas utilizando diferentes tecnologias (GPS, GPRS, RFID, câmeras de vídeo, celulares, aplicativos, entre outros). A Solicitação de Monitoramento possibilita identificar atrasos nas entregas, problemas no percurso da carga, desvios de rotas, permite também a atualização constante dos dados da entrega, como data e horário para o cliente. |
Vá em Início >> Cadastro >> Pessoa e informe os dados da ATS que constam em seu contrato.
Em Início >> Cadastro >> Rastreadora, clique na lupa, localize o cadastro da empresa de monitoramento cadastrada anteriormente e informe os seguintes dados:
Rastreadora: Selecione uma das opções ATSLog (Desktop) ou ATSLog (WEB), conforme a modalidade contrata junto à ATSLog;
Nome: Insira o nome correspondente a modalidade contratada. Ex. ATSLog Desktop ou ATS Desktop;
Ambiente: Produção;
URL: Essa URL deve ser solicitada diretamente a ATS;
Utiliza na Emissão: Sim;
Ativo: Sim;
Envio de solicitação de monitoramento: Por Manifesto.
Importente! A ATSLog possue duas formas de integração, ATS DESKTOP e a ATS WEB.
Vá em Início >> Cadastro >> Rastreadora >> Manutenção de Rastreadora >> Autenticação, informe os seguintes dados:
*Atenção! Esses dados devem ser solicitados a ATSLog.
A solicitação de monitoramento (carga) pode ser realizada tanto pela ordem de carregamento, quanto pelo MDF-e.
Ao enviar a SM pela ordem (quando emitidos CT-es com a ordem), é enviada a atualização dos dados a ATS, sendo assim, os CT-es e MDF-es da ordem ficam atrelados a solicitação de monitoramento inicial enviada na ordem.
Caminhos
Devem ser preenchidos os seguintes dados
Exemplo
A geração de uma Solicitação de Monitoramento (SM) no CT-e pode seguir dois fluxos, dependendo da ordem ter uma SM gerada ou não.
Quando houver SM gerada na ordem: Ou seja, um trajeto já foi iniciado. Neste caso, ao realizar uma nova solicitação de monitoramento, são enviados os dados que incluem os documentos associados ao trajeto e uma atualização dos pontos de controle com informações adicionais do CT-e, como novos destinos ou origens que não estavam presentes na ordem inicial. O número da SM permanece o mesmo da ordem original, pois estamos atualizando um trajeto já existente.
Quando não houver SM gerada na ordem (ou não há ordem): Neste cenário, é enviados apenas a abertura do trajeto com os dados dos CT-es. Os pontos de controle são montados diretamente com as informações dos CT-es.
Para a situação de não existir uma SM previamente gerada em uma ordem usada na emissão do CT-e, o processo seguirá como uma abertura de trajeto normal, como ocorre na ordem de carregamento, porém usada os dados do CT-e. Após iniciar o trajeto junto a ATSlog, adicionará os documentos ao trajeto. Nesta situação só não vai realizar uma inserção de pontos de controle pois essas informações já foram enviadas na abertura da SM.
O processo de encerramento do manifesto ocorre automaticamente, desde que a rastreadora ATSLog esteja cadastrada e configurada corretamente. Para isso, basta configurar o campo Encerrar Manifesto ao Finalizar Viagem como SIM na Rastreadora.
Esse processo possibilita o controle das viagens de forma mais eficiente, eliminando a necessidade de ações manuais para encerrar os processos relacionados à Solicitação de Monitoramento (SM).
Para ambas as versões de integração, foi implementada a busca automática de comprovantes, que requer apenas um cadastro válido da rastreadora ATSLog. Diariamente, o sistema consulta comprovantes gerados no dia anterior. O sistema envia um período de datas (sempre referente ao dia anterior) à ATSLog, que retorna uma lista de viagens com comprovantes inseridos nesse período. Com essa relação, o sistema busca os comprovantes de cada viagem e realiza o vínculo com o CT-e correspondente.
Observação! Como a ATSLog não especifica o tipo de comprovante (ex.: ticket de balança), o comprovante retornado será vinculado ao primeiro comprovante disponível na Manutenção de Comprovantes do CTRC que ainda não possua imagem anexada. Além disso, o comprovante será sempre anexado na Manutenção de Anexos do CTRC.
Função | Caminho |
---|---|
pessoa | Início >> Cadastro >> Pessoa |
rastreadora | Início >> Cadastro >> Rastreadora |
rastreadora_autenticacao | Início >> Cadastro >> Rastreadora >> Manutenção de Rastreadora >> Autenticação >> Manutenção de Autenticação da Rastreadora |
enviar_solicitacao_rastreamento_ordem_carregamento | Início >> Emissão Doc. >> Sol. de Rastreamento - Ordem de Carregamento >> Enviar Solicitação de Rastreamento com Ordem de Carregamento |
enviar_solicitacao_rastreamento | Início >> Emissão Doc. >> Solicitação de Rastreamento >> Enviar Solicitação de Rastreamento |