Para controlar as abastecidas de placas terceiras feitas na bomba de combustível da empresa, deve-se realizar as configurações abaixo:
1- Cadastrar um centro de custo para o estoque, onde será lançada as notas de entrada, o cadastro é feito em: Cadastro >> Diversos >> Centro de Custo.
- importante: este centro de custo deverá estar como Custo Alocado = sim.
2- Cadastrar um centro de custo como ''abastecidas - terceiros'' para lançar as saídas de diesel para placas que não sejam da frota, o cadastro é feito em: Cadastro >> Diversos >> Centro de Custo.
- importante: este centro de custo deverá estar como Custo Alocado = sim.
3- Cadastrar uma placa fictícia na frota para dar a saída do diesel, exemplo: AAA-1111 e vincular nela o centro de custo criado no item 2.
Lançamento da despesa:
Ao lançar a nota da entrada, usar o centro de custo ''estoque'' (que estará como custo alocado = sim, logo, não listará no DRE).
Lançamento da ordem de serviço:
As saídas devem ser direcionadas para o centro de custo ''abastecidas - terceiros'' (que estará como custo alocado = sim, logo, não listará no DRE), o custo deste terceiro abastecer na bomba da empresa ficará a cargo do valor da CF, que já está compondo o valor do vale combustível.
- OBS: no DRE, então no final do mês, deve-se somar o valor de abastecida de terceiros e lançar Outros Créditos para compensar o valor, visto que isso não é um custo negativo da empresa, o lançamento deve ser realizado da seguinte forma:
Financeiro >> Contas a Receber >> Outros Créditos
- À Prazo - Apenas irá listar o valor no Relatório Demonstrativo de Resultados (DRE).
Ex: