Como ajustar faturas da efrete (IPC) com divergência?
As faturas da efrete (IPC) importadas podem gerar título de débito com Contratos de Frete a mais ou a menos durante a importação, para isso segue modo de conferência e ajuste de cada situação:
Ao conferir os títulos da efrete que foram importados, pode existir a possibilidade de haverem contratos de frete a mais dentro do título débito de nosso sistema.
Exemplo
Fatura da efrete: 400 docs
Titulo débito: 401 docs
Para conferir quais documentos foram inseridos a mais no título, pode-se gerar o relatório em: Início >> Financeiro >> Contas a Pagar >> Relatório >> Contrato de Frete p/ Posto, em formato XLS, filtrando pelo Nr. Documento (número da fatura da efrete).
Apenas considerar a coluna F (nr_contrato_frete), pode-se excluir as outras colunas pois não serão utilizadas.
Copiar as informações da fatura da efrete (IPC) e colar na planilha, excluir as colunas desnecessárias, deixando apenas uma coluna com Nr. CF.
Fazer a ordenação dos dados, de forma crescente por exemplo, até que a numeração esteja igual nas duas colunas, assim é possível comparar a numeração e verificar onde está a diferença.
Neste exemplo, verificamos que o contrato de frete 930/1 está inserida a mais no título.
- Geralmente os documentos que estão sobrando na fatura, são documentos pagos pela transportadora, mas se não for lançado quitação para a parcela, a mesma ainda será inserida no título débito.
Editar o conhecimento e ir na aba ''Pgto. Contrato de Frete'', editar a parcela paga pela efrete (IPC) e retirar o nr. do movimento, posteriormente, quitar da forma correta, visto que está registrado na efrete que o pagamento foi feito pela transportadora para o proprietário ou motorista.
Para finalizar, ajuste o valor do movimento de débito pois o ''movimento'' sempre virá da forma correta e como retiramos um ct-e do título o valor diminuirá e ficará divergente do valor cobrado informado na fatura da efrete (IPC).
Ao conferir os títulos importados da efrete (IPC), pode existir a possibilidade de que faltem alguns contratos de frete dentro do título débito.
Exemplo:
Fatura da efrete (IPC): 300 docs
Titulo débito: 299 docs
Para conferir quais documentos estão faltando no título, pode-se gerar o relatório em: Início >>Financeiro >> Contas a Pagar >> Relatório >> Carta Frete p/ Posto, em formato XLS, filtrando pelo Nr. Documento (número da fatura da efrete (IPC)) e Dt. Vencimento (da fatura).
Apenas considerar a coluna F (nr_contrato_frete), pode-se excluir as outras colunas pois não serão utilizadas.
Copie as informações da fatura da efrete (IPC) e colar na planilha, excluir as colunas desnecessárias, deixando apenas uma coluna com Nr. CF.
Faça a ordenação dos dados de forma crescente, por exemplo, até que a numeração esteja igual nas duas colunas, assim é possível comparar a numeração e verificar onde está a diferença.
Neste exemplo, verificamos que a carta frete 930/1 está faltando no título, porém cobrada pela IPC.
- Geralmente os documentos que estão faltando na fatura, são casos onde foi removido os dados do CIOT ou Adm. Pgto por alguém da transportadora, sem esses dados o sistema não consegue vincular a CF ao título débito.
Editar o conhecimento faltante e ir na aba ''Pgto. Contrato de Frete'', editar a parcela paga pela efrete (IPC) e inserir o nr. do movimento do título gerado e a data do recebimento.
Para finalizar, ajuste o valor do movimento de débito pois o ''movimento'' sempre virá da forma correta e como inserimos um CT-e do título o valor aumentará e ficará divergente do valor cobrado informado na fatura da efrete (IPC).
Função | Caminho |
carta_frete_pagamento_fornecedor | Início >> Financeiro >> Contas a Pagar >> Relatório >> Contrato de Frete p/ Posto |
carta_frete_pagamento | Início >> Emissão Doc. >> CTRCs Emitidos >> Manutenção de CTRC >> Pgto. Contrato de Frete >> Manutenção Pgto. Contrato de Frete |